quinta-feira, 12 de novembro de 2009

RECHEIO DE BOLO


Olá amigas,

         Hoje fui ao médico e voltei para casa, aproveitei a folga e resolvi postar minhas aventuras do "bolo grande."
          A última postagem falei sobre a massa do bolo, hoje vou falar sobre o recheio do bolo e se der tempo falarei sobre a decoração.
          Bem o recheio do bolo foi baba de moça + abacaxi, bem antes do recheio, eu dividir o bolo, molhei com a calda de abacaxi, acrescentei mais um pouco de água a calda e adicionei  2 colheres de sopa de açucar,levei ao fogo, depois de esfriar, molhei cada parte do bolo que separei. Uma dica e fazer o recheio e a calda bem antes da aplicação, para não ficar horas esperando esfriar, eu passei por isso, realmente sou uma marinheira de primeira viagem.
          O recheio foi de baba ( encontrei várias receitas, mas adotei apenas uma), que foi com 3 gemas, 1 vidro de leite de coco (200ml), 1 lata de leite condensado, leve ao fogo e mexa até desgrudar da panela, achei esse recheio gostoso, porém dependendo do tamanho do bolo tem que se fazer mais de três receitas, com  minhas experiências comprei um creme que serve para recheio de bolo, sonhos, etc, como adoro sonho, pensei deve ser aquele creme que é uma delícia, que furada!não era o creme, parecia cremogema(o sabor), então joguei dinheiro fora e despedicei todo o creme. Não creio que algum confeiteiro bem sucedido vá usar esse creme, a não ser que acrescente algum  ingrediente extra, para mudar o sabor de cremogema. Como já experimentei vários tipos de recheios de bolo e nunca sentir esse gosto.Eles não devem usar, será que não?Fica a dúvida neh.
            Continuando, fiz o recheio, acrescentei o abacaxi picado, só uma parêntese, lembra que falei sobre o abacaxi, bem na verdade comprei algumas latas de abacaxi, além de ser cara, algumas o abacaxi vem picado,  como dizer deteriorado, gente que coisa horrível! ainda por cima, com cara  de abacaxi passado,não tive nem coragem de experimentar o gosto.Pensei poderia ter comprado um abacaxi natural e feito a calda e cortado ele, porém achei que o sabor pudesse mudar. Minha dica é escolher a lata de abacaxi por marca ( a quem tem realmente aparência de abacaxi saudável) ou comprar o abacaxi e prepará-lo para o recheio, vi um modo de fazer:  É cortar o abacaxi, tem gente que aproveita as cascas, coloca as cascas em água por 24 horas para molhar o bolo. Caso não queira aproveitar a casca, coloque  o abacaxi na água e der uma boa ferventada,jogue a àgua fora, e se quiser fazer a calda fervar novamente o abacaxi, retire ele da água e acrescente duas(ou mais) colheres de sopa de açucar,(claro que somente na água), depois corte o abacaxi em pedaços pequenos.  Bem acho que vocês já são experientes nesse tipo de recheio, eu que sou inexperiente.
               Fui colocando uma camada de baba de moça e uma camada de abacaxi, inventei também de colocar um pouco de chantilly, depois de todo o bolo recheado por camada, dei uma boa apertanda com papel filme e coloquei na geladeira por 4 horas.
               Vou ficar por aqui, até o final de semana termino as minhas aventuras. Bjos. até mais. Wal

2 comentários:

  1. Hum, esse recheio deve ter ficado muito saboroso!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. oi amiga ,eu tambem sou marinheira de primeira viagem na arte de fazer bolos,ate conseguir fazer obolo reto ,foi muitas e muitas experiencias mal sucedidas,aí descobri que era omeu forno,e recheios so faço o trufa,pois nao sabia fazer outros,mas ,agora com a internet aprendi varios,esse que vc apresentou ,pareceser muito bom ,vou faze-lo amanha que é aniversario do meu filho
    um super beijo ate a proxxima

    ResponderExcluir